Reabilitação de Edifícios

Uma das missões da CASA VIVA é reabilitar a vida e alegria das cidades. Somos apaixonados pela reabilitação do património construído. A escolha da empresa de construção certa é um ponto-chave para o sucesso de qualquer obra.

A reabilitação de edifícios, nomeadamente antigos, por contraposição à construção nova, tem vindo cada vez mais e de forma especial nos últimos anos a ser olhada por razões que se prendem com a sustentabilidade da construção como uma tarefa da maior importância por diferentes razões: preservação de valores culturais, proteção ambiental e vantagens económicas.

Preservar os valores culturais outrora restrita aos monumentos e a construções especiais, tem vindo crescentemente a ser alargado aos conjuntos antigos de edifícios correntes que são importantes para manter viva a história das cidades e dos seus habitantes, constituindo o suporte físico de diversos movimentos estéticos, da arquitetura e da arte ao longo dos anos. Este despertar para uma realidade que foi marginalizada em nome de princípios economicistas, em grande medida fomentada até pelas entidades oficiais que deveriam ser guardiães desse património, é hoje uma parte importante da mudança de paradigma no sector da construção, assistindo-se ao desenvolvimento de programas de intervenção delineados pelas entidades oficiais acompanhados de incentivos de diversa ordem quer a nível dos procedimentos necessários para a concretização dos mesmos quer a nível de apoios financeiros.

Reabilitar os edifícios antigos tem também uma influência positiva nas questões da proteção ambiental, nomeadamente na diminuição das emissões de CO2, ao limitar as quantidades de produtos de demolição cujo tratamento adequado não raras vezes implica grandes consumos de energia, e pela utilização tanto quanto possível de materiais tradicionais mais amigos do ambiente por contraposição a materiais industriais artificiais que implicam também eles consumos de energia significativos.

Preservar uma construção existente apresenta um conjunto de vantagens económicas quando comparado com construções novas:

  • Redução dos custos de demolição;
  • Redução dos custos com licenças e taxas;
  • Aprovação mais fácil de projetos;
  • Redução dos custos de estaleiro;
  • Redução das perturbações do tráfego urbano;
  • Colocação mais fácil de produtos de construção;
  • Redução das quantidades de novos materiais.

Mesmo que os preços unitários dos trabalhos de recuperação/reabilitação de edifícios antigos sejam mais elevados quando comparados com construção nova, o custo total da intervenção de recuperação/reabilitação pode ser menor tendo em vista as vantagens já referidas.

Paralelamente a esta nova realidade Portugal é um dos países da Comunidade Europeia com um parque habitacional mais recente, edificado nas últimas décadas e com necessidades de manutenção para as quais se tem vindo a manifestar uma crescente consciencialização dos seus legítimos proprietários.

Tratando-se de dois mercados com características diferentes a que se associam Clientes com perfis e objetivos diferentes, a CASA VIVA, tem vindo a desenvolver estratégias que visam com qualidade, eficiência e credibilidade responder positivamente às solicitações do mercado.

Para tal, ao longo dos últimos anos, recrutámos alguns dos melhores técnicos na área de recuperação e reabilitação de edifícios e formámos novos de modo a poder dar a melhor resposta possível quer a nível técnico quer económico.

Neste momento, temos técnicos especializados na recuperação e na reabilitação de edifícios antigos, recuperação de fachadas, pintura de fachadas e impermeabilizações de telhados e coberturas. O Gestor de Obra que lhe for designado, elaborará gratuitamente um Mapa de Quantidades com todos os trabalhos necessários bem como com as respetivas medições e pedirá orçamento às melhores empresas a trabalhar na sua área.

Para cada solicitação a CASA VIVA designará o Gestor de Obra que considere mais adequado para responder à solicitação apresentada pelo Cliente que após análise do pedido elaborará um relatório técnico que servirá de ponto de partida para o desenvolvimento de todo o processo.

A Casa Viva também poderá ser o seu parceiro na elaboração do estudo da viabilidade de projetos imobiliários, em especial, naqueles em que a componente reabilitação assim o exija.

Caso o seu condomínio pretenda proceder à pintura de fachadas ou a qualquer outro trabalho relacionado com a conservação do edifício entre em contacto connosco.

Veja também nossa página com ideias e soluções para Pintura de Fachadas.


fale connosco