Avaliação Imobiliária
A avaliação da propriedade imobiliária visa determinar o valor de um bem imóvel. A necessidade de uma avaliação imobiliária pode ter interesse por razões tao distintas como transferência de propriedade, financiamento e crédito, compra e venda, justa indemnização em caso de expropriação, estudos económicos e financeiros de projectos de investimento, registo cadastral como base para impostos, definição de prémios de seguro, justo valor de arrendamento, entre outros.
Na avaliação imobiliária podem ser utilizados vários métodos. Os mais comuns para estimar o valor de mercado do imóvel incluem o Método de Comparação, o Método do Rendimento e o Método do Custo. A escolha dos diferentes métodos depende do fim a que se destina a avaliação imobiliária (alienação, hipoteca, imposto, inventário, expropriação, avaliação do ativo), do tipo de imóvel (habitação, comércio, escritório, armazém, terreno urbano, terreno agrícola, terreno industrial) e da disponibilidade de dados.
Método de Comparação: Determina o presumível valor de mercado do imóvel por comparação dos preços conhecidos de outros imóveis semelhantes no mercado imobiliário, comprovados por transacções já realizadas. A utilização deste método de avaliação imobiliária pressupõe a existência dum mercado imobiliário ativo, a obtenção de um grande volume de informação correcta e a existência de transacções de imóveis semelhantes.
Método do Rendimento: É adequado para a estimação de valores de propriedades que possam fornecer um rendimento periódico (mensal, sazonal ou anual). Podendo tratar-se de um prédio urbano (habitação, escritório ou loja) ou de prédio rústico (vinha, pomar, eucaliptal ou pinhal), a propriedade é encarada como um bem produtivo com determinado rendimento (renda de um apartamento, renda de uma loja, rentabilidade industrial ou rendimento fundiário).
Método de Custo: Método de avaliação imobiliária fundamentado na estimação do custo de reprodução ou de substituição da propriedade a avaliar. O custo de reprodução corresponde ao custo de realização de uma construção igual à avaliar e o custo de substituição ao custo de realização de uma construção apenas idêntica (mesma capacidade, utilidade ou rendimento) à avaliar.
Se pretende uma avaliação imobiliária a fracções autónomas, moradias, escritórios, prédios, terrenos urbanos e urbanizáveis, empreendimentos residenciais, comerciais ou turísticos, armazéns, unidades industriais ou pólos logísticos, prédios rústicos ou propriedades agrícolas, contacte-nos. A CASA VIVA indica-lhe um técnico de avaliação imobiliária para avaliar o seu imóvel.
Para saber mais contacte-nos através do número azul 808 304 304 ou envie-nos um pedido de orçamento grátis.