Peritagens Técnicas (Acústica e Térmica)

O conforto do seu espaço depende directamente das condições térmicas e acústicas, duas importantes condicionantes do bem-estar.

Peritagens Técnicas de Acústica

Diferentes usos exigem diferentes condições acústicas. Se num auditório se quer uma boa reverberação já uma biblioteca requer valores reduzidos da mesma. No entanto, qualquer espaço exige níveis mínimos de conforto acústico relativamente aos sons exteriores. Este conforto é determinado pelos níveis de ruído exteriores, pelos hábitos de vivência da vizinhança e, essencialmente, pelas características construtivas do edifício. À intensidade do som e ao tempo de exposição podem estar associados problemas como a irritabilidade, a depressão, os distúrbios do sono, a hipertensão e a perda de audição, entre outros.

O conforto e qualidade dos espaços edificados são uma preocupação por parte de consumidores e de entidades licenciadoras, sendo obrigatória a apresentação de Relatórios de Avaliação Acústica para emissão de licenças de utilização por parte das autarquias.

A prevenção do ruído e o controlo da poluição sonora estão regulamentadas em Portugal desde 1978 (Decreto Lei Nº11/87, de 11 de Abril - Lei de Bases do Ambiente). A área da acústica está, há muito, ligada ao sector da edificação urbana em especial aos requisitos de qualidade da construção. Tendo em vista a regulamentação do conforto acústico no âmbito do regime da edificação surge, em 2008, o Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios (Decreto-Lei n.º 96/2008). As normas do RRAE aplicam-se à construção, reconstrução, ampliação ou alteração de: edifícios habitacionais, mistos e unidades hoteleiras; edifícios comerciais e de serviços; edifícios escolares e similares; edifícios hospitalares e similares; recintos desportivos; estações de transporte de passageiros; auditórios e salas.

Serviços de Peritagem Acústica:

  • Avaliação e Certificação Acústica de moradias, edifícios habitacionais e/ou serviços, estabelecimentos de comércio e/ou serviços, pavilhões industriais, armazéns, terrenos, loteamentos, etc.

Ensaios Técnicos Acústicos:

  • Ruído Ambiente: Medição dos níveis de pressão sonora; Critério de incomodidade; Determinação do nível médio de longa duração.
  • Acústica de Edifícios: Medição do isolamento sonoro a sons aéreos entre compartimentos; Medição do isolamento sonoro a sons aéreos de fachadas e elementos de fachada; Medição do isolamento sonoro a sons de percussão de pavimentos; Medição dos tempos de reverberação.

Peritagens Técnicas de Térmica

A importância do conforto térmico relaciona-se à sensação de conforto, ao desempenho no trabalho e à saúde. O equilíbrio da temperatura corporal depende de vários parâmetros como a temperatura do ar, a humidade relativa, a temperatura superficial dos elementos da envolvente e da velocidade do ar. A temperatura e a humidade relativa que nos fazem sentir confortáveis em espaços interiores é variável e possui uma forte relação com a temperatura média no exterior.

A radiação solar é um dos factores que mais influencia o ganho térmico dos materiais da edificação. Se no verão pode ser causa de desconforto térmico, no inverno pretende-se aproveitar ao máximo para amortecer as variações de temperatura visando manter o calor interno e reduzir as condensações na face interna das paredes externas da edificação. A ventilação dos locais habitados é necessária para a manutenção das condições de higiene, arrefecendo os espaços internos por meio de trocas térmicas e renovando o ar dos ambientes (dissipando calor, vapores, odores e gases e renovando as taxas de oxigénio).

Os serviços de peritagem térmica permitem realizar diagnósticos aprofundados do estado actual do edifício, em termos energéticos e do ar interior, e estudar o desempenho energético-ambiental dos edifícios, caracterizando os fluxos energéticos que neles ocorrem.

As auditorias de peritagem térmica desenvolvem, no edifício, uma série de medições e levantamentos das características arquitectónicas e dos seus sistemas, bem como dos seus perfis de utilização, ocupação e funcionamento, de modo a permitir uma caracterização precisa do comportamento energético do edifício em análise. As auditorias térmicas permitem a desagregação dos consumos de energia caracterizando-os quer pelo lado da oferta (electricidade, combustíveis líquidos ou gasosos) quer pelo lado da procura (climatização, iluminação, entre outros).

A peritagem térmica de edifícios pode incluir uma análise termográfica, de modo a identificar as principais pontes térmicas ou outros elementos responsáveis por perdas de energia. A análise termográfica de infravermelhos permite, num exame não destrutivo, detectar e localizar problemas tão diversos como infiltrações em paredes e coberturas, falta de isolamento em paredes e coberturas, falta de isolamento térmico em fachadas e coberturas, roturas em tanques, depósitos e canalizações.

As auditorias à qualidade do ar interior permitem aferir o cumprimento das taxas de renovação mínimas exigidas a cada espaço bem como a avaliação da concentração de poluentes físicos, químicos e microbiológicos (partículas suspensas no ar (PM10), dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), ozono (O3), formaldeído (HCHO), compostos orgânicos voláteis totais (COV), radão, bactérias, fungos e legionella).

As peritagens técnicas de térmica identificam os pontos onde são necessárias alterações por forma a reduzir consumos e custos de energia e melhorar do conforto dos espaços interiores, apresentando uma proposta de intervenção no edifício.

A CASA VIVA poderá indicar-lhe Técnicos especializados para Peritagens Técnicas de Acústica e Peritagens Técnicas de Térmica.

Dê maior conforto à vida da sua casa.

Para saber mais contacte-nos através do número azul 808 304 304 ou envie-nos um pedido de orçamento grátis.

fale connosco