Custos inferiores para a reabilitação de edifícios
Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2014
O Governo aprovou nesta quinta-feira um regime excepcional e transitório que prevê a dispensa, durante sete anos, de diversas obrigações técnicas na reabilitação de edifícios, permitindo poupar entre 30 a 40% nos custos totais das obras em edifícios com mais de 30 anos.
O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva adiantou que o diploma estabelece regras menos exigente para a reabilitação urbana, podendo ser aproveitadas por particulares e promotores do setor financeiro.
"É um regime excecional que vai procurar concentrar investimento no curto prazo. Isso é benéfico para a nossa economia, é muito relevante para a melhoria do parque habitacional e eficiência enérgica", disse, destacando que a reabilitação deve ser feita em todo o país a custos que permitam trazer para o centro da cidade gente mais jovem e da classe média.
Segundo Moreira da Silva, está prevista a dispensa de aspetos relacionados com áreas mínimas de habitação, altura do prédio ou instalação de elevadores.
Em comunicado veiculado pela presidência do Conselho de Ministros, e no que respeita ao Regulamento Geral das Edificações Urbanas, prevê-se a dispensa da observância de disposições técnicas que não se traduzam numa verdadeira garantia da habitabilidade do edificado reabilitado, designadamente sobre aspectos relacionados com áreas mínimas de habitação, altura do pé-direito ou instalação de ascensores.
"Estão ainda previstas situações excepcionadas ao nível da aplicação de requisitos acústicos, eficiência energética e instalações de telecomunicações", pode ler-se.
"Pretende-se, desta forma, promover uma política de cidades capaz de responder às necessidades e recursos de hoje, num edificado já existente e que importa recuperar tornando-o atrativo e capaz de gerar riqueza agora e no futuro", acrescenta ainda o comunicado do Conselho de Ministros.
Na preparação deste diploma o Governo contou com a colaboração de uma comissão composta por personalidades de reconhecido mérito e entidades do sector, com o objectivo de elaborar um projeto que estabelecesse as "Exigências Técnicas Mínimas para a Reabilitação de Edifícios Antigos", visando dispensar as obras de reabilitação urbana da sujeição a determinadas normas técnicas aplicáveis à construção, quando as mesmas, por terem sido orientadas para a construção nova e não para a reabilitação de edifícios existentes, possam constituir um entrave à dinamização da reabilitação urbana.
Outras imagens:
Secções: Geral
Últimas notícias
Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa 2022
2022-03-25A IX Edição da Semana da Reabilitação de Lisboa irá realizar-se de 6 a 8 de Abril de 2022, e irá decorrer no Lx Factory, na zona de Alcântara.
É a continuação de uma oportunidade para profissionais dos setores da construção e do imobiliário abordarem vários temas das suas áreas e a sua atualidade.
Ler maisSemana da Reabilitação Urbana de Lisboa 2021
2021-03-20A VIII edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa (SRUL) irá decorrer de 11 a 13 de maio de 2021 e apresenta como temas principais a “Reabilitação, Construção e Sustentabilidade”.
Ler maisConstrução de Moradias na Lourinhã
2020-05-08Obra em Curso:
Construção de duas moradias na Lourinhã, T3+1.
Ler maisSemana da Reabilitação Urbana de Lisboa 2020
2020-03-02A sexta edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa decorrerá entre os dias 8 e 14 de Abril. O Pátio da Galé receberá o evento que contará com a presentação do presidente da Câmara Municipal de Lisboa Fernando Medina e Manuel Reis Campos, Presidente da CPCI/AICCOPN na sessão de abertura do evento.
Ler maisSemana da Reabilitação Urbana de Porto 2019
2019-10-30A VI Semana da Reabilitação Urbana do Porto vai decorre no Palácio da Bolsa de 26 de Novembro a 1 de Dezembro, organizado pela Promevi e pela Vida Imobiliária, com o apoio da Câmara Municipal do Porto e da Associação Comercial do Porto.
Ler maisSecções: Geral, Obras CASA VIVA, CASA VIVA, Imprensa, Franchising, Arquitetura, Casas de Banho, Cozinhas, Moradias, Reabilitação Urbana, Edifícios, Remodelações, Decoração, Design de Interiores, Técnicas e Dicas, Inspiração e Tendências, Notícias, Eventos