Reabilitação do bairro da Mouraria

Quarta-feira, 3 de Agosto de 2011

A Associação Renovar a Mouraria (ARM) e a Artéria – Arquitectura e Reabilitação Urbana apresentaram o projecto Edifício-Manifesto, que tem lugar no bairro da Mouraria, em Lisboa

Este é, segundo o comunicado da ARM, “um projecto singular de reabilitação urbana integrada”, por uma “reabilitação efectiva e sustentável da Mouraria e dos bairros históricos de Lisboa”, através do qual se pretende renovar o novo espaço da associação no Beco do Rosendo 8 e “abrir as suas portas ao bairro como espaço de cultura e encontro”.

“Sob a responsabilidade do atelier Artéria, nasceu aquilo que acreditamos ser um exemplo para todo o bairro e o início de um efectivo movimento de integração da população no processo de reabilitação do bairro”, refere a ARM no seu comunicado.

Segundo a associação, o objectivo consiste em “reabilitar um equipamento urbano com qualidade média e a custos controlados”, com recurso a parcerias com marcas de materiais de construção portuguesas, “para provar que reabilitar não é mais caro que construir de novo e é certamente muito mais barato que fazer obras de demolição com manutenção das fachadas – fachadismo –, um tipo de intervenção que erroneamente tem vingado como uma categoria da reabilitação”.

Neste âmbito, foi estabelecida uma “parceria privilegiada com a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL) para o desenvolvimento de um estudo para averiguar os potenciais danos ambientais associados à obra, através da identificação e quantificação da energia dispendida, materiais utilizados, resíduos e emissões libertadadas para o ambiente”.

Neste momento, a ARM conta já com vários “parceiros-empresas” e outros institucionais, tendo este projecto sido conteplado no Programa de 2011 para os Bairros e Zonas de Intervenção Prioritários, conseguindo um apoio da Câmara Municipal de Lisboa, na categoria de acções integradas, no valor de 50 mil euros.

in Construir.pt.

Mais informação sobre o a iniciatiava Renovar a Mouraria em http://renovaramouraria.blogspot.com  e www.renovaramouraria.pt.

Outras imagens:

Secções: Geral

Últimas notícias

Unidade CASA VIVA Green ganha três obras de remodelação no valor de 325 mil euros em Lisboa

2017-11-20

A unidade CASA VIVA Obras Green está de Parabéns ao fechar na última semana três contratos para obras de remodelação em moradias na zona de Lisboa que totalizam mais de 325 mil euros. 

Ler mais

Construção com nono mês consecutivo de crescimento

2017-11-19

De acordo com dados do INE no mês de setembro a construção em Portugal voltou a apresentar crescimento, tendo aumentado neste mês 2,3% em relação ao período homólogo. Este é o nono mês consecutivo de crescimento 

Ler mais

Nova Unidade CASA VIVA Obras em Setúbal

2017-04-03

Setúbal recebe nova unidade CASA VIVA Obras, a maior rede nacional de Gestão de Obras, Remodelações, Reabilitações, Decoração e Construção de Moradias.

Ler mais

Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa 2017

2017-03-27

A quarta edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa tem início hoje à tarde e prolonga-se até o próximo domingo, dia 2 de Abril. O Teatro Capitólio, no Parque Mayer, cuja renovação terminou em Novembro de 2016,  receberá o evento que contará com a presentação do primeiro-ministro António Costa e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa Fernando Medina na sessão de abertura do evento.

Ler mais

Fazer obras de remodelação em casa: 3 opções de financiamento

2017-01-23

Às vezes não dá para adiar mais. A casa já sofre com infiltrações, o telhado precisa de ser reparado, as canalizações precisam de uma "mãozinha", a remodelação da cozinha já não pode esperar. Decide recorrer a obras ou remodelações. E é provável que precise de assumir um empréstimo para fazer face a estes gastos.

Ler mais

Secções: GeralObras CASA VIVACASA VIVAImprensaFranchisingArquiteturaCasas de BanhoCozinhasMoradiasReabilitação UrbanaEdifíciosRemodelaçõesDecoraçãoDesign de InterioresTécnicas e DicasInspiração e TendênciasNotíciasEventos

fale connosco