CIP avança com projectos-piloto para forçar a reabilitação urbana

Sexta-feira, 8 de Julho de 2011

A CIP - Confederação Empresarial de Portugal continua a apostar na necessidade de Fazer Acontecer a Regeneração Urbana como uma das formas mais eficazes de "salvar a economia portuguesa".

António Saraiva, presidente da estrutura, voltou ontem a dizê-lo, defendendo que a reabilitação do património urbano terá de ser uma "iniciativa pública" - porque obriga a enquadramentos legais mais favoráveis, ao nível do arrendamento, e a alterações no licenciamento municipal -, mas da qual se espera sobretudo "investimentos privados". "Para investimentos com retorno haverá sempre dinheiro, e investidores interessados", argumentou António Saraiva.

A CIP propôs-se continuar a desempenhar o seu papel, ao estudar o problema para propor soluções. E quando, em Maio do ano passado, avançou com o projecto Fazer Acontecer a Regeneração Urbana, acabou por entregar uma série de propostas de alterações legislativas que acabaram por ser discutidas na concertação social, e algumas até passaram pelo crivo do Conselho de Ministros. Mas, com a dissolução da Assembleia da República, a regulamentação necessária ficou pelo caminho, e algumas medidas então aprovadas - como a que equiparava, em sede fiscal, os investimentos em reabilitação urbana aos investimentos que são feitos na bolsa - acabaram por sair do memorando da troika e do programa do actual Governo. 

Ler mais em Publico.pt

Outras imagens:

Secções: Geral

Últimas notícias

Unidade CASA VIVA Green ganha três obras de remodelação no valor de 325 mil euros em Lisboa

2017-11-20

A unidade CASA VIVA Obras Green está de Parabéns ao fechar na última semana três contratos para obras de remodelação em moradias na zona de Lisboa que totalizam mais de 325 mil euros. 

Ler mais

Construção com nono mês consecutivo de crescimento

2017-11-19

De acordo com dados do INE no mês de setembro a construção em Portugal voltou a apresentar crescimento, tendo aumentado neste mês 2,3% em relação ao período homólogo. Este é o nono mês consecutivo de crescimento 

Ler mais

Nova Unidade CASA VIVA Obras em Setúbal

2017-04-03

Setúbal recebe nova unidade CASA VIVA Obras, a maior rede nacional de Gestão de Obras, Remodelações, Reabilitações, Decoração e Construção de Moradias.

Ler mais

Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa 2017

2017-03-27

A quarta edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa tem início hoje à tarde e prolonga-se até o próximo domingo, dia 2 de Abril. O Teatro Capitólio, no Parque Mayer, cuja renovação terminou em Novembro de 2016,  receberá o evento que contará com a presentação do primeiro-ministro António Costa e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa Fernando Medina na sessão de abertura do evento.

Ler mais

Fazer obras de remodelação em casa: 3 opções de financiamento

2017-01-23

Às vezes não dá para adiar mais. A casa já sofre com infiltrações, o telhado precisa de ser reparado, as canalizações precisam de uma "mãozinha", a remodelação da cozinha já não pode esperar. Decide recorrer a obras ou remodelações. E é provável que precise de assumir um empréstimo para fazer face a estes gastos.

Ler mais

Secções: GeralObras CASA VIVACASA VIVAImprensaFranchisingArquiteturaCasas de BanhoCozinhasMoradiasReabilitação UrbanaEdifíciosRemodelaçõesDecoraçãoDesign de InterioresTécnicas e DicasInspiração e TendênciasNotíciasEventos

fale connosco