Processo para obras de reabilitação de imóveis está mais simples e mais rápido

Quinta-feira, 9 de Outubro de 2014

Comunicação prévia e pagamento de taxas, se for caso disso, será suficiente para avançar com obras em casa.

O Governo pretende simplificar, a partir de meados de Janeiro, as intervenções urbanísticas que passam a precisar apenas de uma comunicação prévia para avançar e do pagamento de taxas quando há definição das operações urbanísticas.

As mudanças ao Regime Jurídico da Urbanização e Edificação foram ontem publicadas em Diário da República, devem entrar em vigor em 2015 e fazem com que a comunicação prévia seja suficiente em intervenções que já estejam "enquadradas por atos de licenciamento de loteamento ou de informação prévia".

Além do "esforço de simplificação", o diploma reforça a responsabilização dos intervenientes e das medidas de tutela da legalidade urbanística e vai permitir a participação do interessado nas conferências decisórias quando existem pareceres negativos.

Outra mudança que pode estar para breve é a caducidade do alvará após 10 anos de inexistência de construção, sob pena de o solo voltar a ser classificado como rústico.

No que respeita ao fim do período transitório da lei do arrendamento urbano, o ministro do Ordenamento do Território promete até ao fim do ano um diploma sobre os apoios a inquilinos com carências económicas.

Outras imagens:

Secções: Geral

Últimas notícias

Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa 2020

2020-03-02

A sexta edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa decorrerá entre os dias 8 e 14 de Abril. O Pátio da Galé  receberá o evento que contará com a presentação do presidente da Câmara Municipal de Lisboa Fernando Medina  e Manuel Reis Campos, Presidente da CPCI/AICCOPN na sessão de abertura do evento.

Ler mais

Semana da Reabilitação Urbana de Porto 2019

2019-10-30

A VI Semana da Reabilitação Urbana do Porto vai decorre no Palácio da Bolsa de 26 de Novembro a 1 de Dezembro, organizado pela Promevi e pela Vida Imobiliária, com o apoio da Câmara Municipal do Porto e da Associação Comercial do Porto.

Ler mais

Inaugurada DS Marinha Grande com obra da CASA VIVA Obras Estilo

2019-09-23

Foi inaugurada mais uma obra da DS Seguros e DS Credito, na Marinha grande, a cargo da unidade CASA VIVA Obras Estilo.

Ler mais

CASA VIVA Obras vence Prémio Cinco Estrelas Portugal 2018

2018-05-02

A CASA VIVA Obras foi distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Portugal 2018, que avalia e certifica as melhores marcas do mercado ao nível de serviços e produtos, vencendo na categoria “Obras e Remodelações de Imóveis”.

Ler mais

Unidade CASA VIVA Green ganha três obras de remodelação no valor de 325 mil euros em Lisboa

2017-11-20

A unidade CASA VIVA Obras Green está de Parabéns ao fechar na última semana três contratos para obras de remodelação em moradias na zona de Lisboa que totalizam mais de 325 mil euros. 

Ler mais

Secções: GeralObras CASA VIVACASA VIVAImprensaFranchisingArquiteturaCasas de BanhoCozinhasMoradiasReabilitação UrbanaEdifíciosRemodelaçõesDecoraçãoDesign de InterioresTécnicas e DicasInspiração e TendênciasNotíciasEventos

fale connosco