Processo para obras de reabilitação de imóveis está mais simples e mais rápido

Quinta-feira, 9 de Outubro de 2014

Comunicação prévia e pagamento de taxas, se for caso disso, será suficiente para avançar com obras em casa.

O Governo pretende simplificar, a partir de meados de Janeiro, as intervenções urbanísticas que passam a precisar apenas de uma comunicação prévia para avançar e do pagamento de taxas quando há definição das operações urbanísticas.

As mudanças ao Regime Jurídico da Urbanização e Edificação foram ontem publicadas em Diário da República, devem entrar em vigor em 2015 e fazem com que a comunicação prévia seja suficiente em intervenções que já estejam "enquadradas por atos de licenciamento de loteamento ou de informação prévia".

Além do "esforço de simplificação", o diploma reforça a responsabilização dos intervenientes e das medidas de tutela da legalidade urbanística e vai permitir a participação do interessado nas conferências decisórias quando existem pareceres negativos.

Outra mudança que pode estar para breve é a caducidade do alvará após 10 anos de inexistência de construção, sob pena de o solo voltar a ser classificado como rústico.

No que respeita ao fim do período transitório da lei do arrendamento urbano, o ministro do Ordenamento do Território promete até ao fim do ano um diploma sobre os apoios a inquilinos com carências económicas.

Outras imagens:

Secções: Geral

Últimas notícias

Unidade CASA VIVA Green ganha três obras de remodelação no valor de 325 mil euros em Lisboa

2017-11-20

A unidade CASA VIVA Obras Green está de Parabéns ao fechar na última semana três contratos para obras de remodelação em moradias na zona de Lisboa que totalizam mais de 325 mil euros. 

Ler mais

Construção com nono mês consecutivo de crescimento

2017-11-19

De acordo com dados do INE no mês de setembro a construção em Portugal voltou a apresentar crescimento, tendo aumentado neste mês 2,3% em relação ao período homólogo. Este é o nono mês consecutivo de crescimento 

Ler mais

Nova Unidade CASA VIVA Obras em Setúbal

2017-04-03

Setúbal recebe nova unidade CASA VIVA Obras, a maior rede nacional de Gestão de Obras, Remodelações, Reabilitações, Decoração e Construção de Moradias.

Ler mais

Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa 2017

2017-03-27

A quarta edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa tem início hoje à tarde e prolonga-se até o próximo domingo, dia 2 de Abril. O Teatro Capitólio, no Parque Mayer, cuja renovação terminou em Novembro de 2016,  receberá o evento que contará com a presentação do primeiro-ministro António Costa e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa Fernando Medina na sessão de abertura do evento.

Ler mais

Fazer obras de remodelação em casa: 3 opções de financiamento

2017-01-23

Às vezes não dá para adiar mais. A casa já sofre com infiltrações, o telhado precisa de ser reparado, as canalizações precisam de uma "mãozinha", a remodelação da cozinha já não pode esperar. Decide recorrer a obras ou remodelações. E é provável que precise de assumir um empréstimo para fazer face a estes gastos.

Ler mais

Secções: GeralObras CASA VIVACASA VIVAImprensaFranchisingArquiteturaCasas de BanhoCozinhasMoradiasReabilitação UrbanaEdifíciosRemodelaçõesDecoraçãoDesign de InterioresTécnicas e DicasInspiração e TendênciasNotíciasEventos

fale connosco