Plano Nacional de Reformas com 2,7 mil milhões para Reablitação Urbana

Sexta-feira, 27 de Maio de 2016

Os meios de financiamento já estão definidos, o Governo revela agora as verbas atribuídas. Para a Reabilitação e Renovação Urbana serão 2,7 mil milhões, sendo a maioria afeta ao Portugal 2020, Plano Juncker ou empréstimos do BEI.

No Conselho de Ministros de 8 junho vai aprovado um fundo para a reabilitação urbana no valor de mil milhões de euros, e os próximos quatro anos, o Plano Nacional de Reformas, já aprovado a 21 de abril, prevê uma fatia de cerca de 2,7 mil milhões de euros. Estes mil milhões representam a primeira tranche desta verba.

Outros números desta medida:

  • Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (Portugal 2020): prevê a reabilitação de edifícios, fomentando a eficiência energética e sísmica. Intervenção em 1.800 edifícios entre 2016 e 2020
  • Reabilitar para Arrendar: 100 milhões de euros, para a reabilitação de 400 edifícios.
  • Áreas urbanas: 1,6 mil milhões para renovação de áreas degradadas, seja de espaços públicos a reabilitar, edifícios públicos ou comerciais a construir ou a renovar, e, ainda, habitações a reabilitar.
  • Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado: reabilitar 2.702 fogos em edifícios degradados até 2020. A estimativa é de 500 milhões de euros provenientes, em larga parte, do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social.
  • Plano Juncker: 100 milhões de euros que servirão para o programa Casa Eficiente, destinado sobretudo a particulares e que pretende melhorar a eficiência energética das habitações com a realização de remodelação ou reabilitação, instalação de janelas duplas ou painéis solares, por exemplo.

 

Outras imagens:

Secções: Geral

Últimas notícias

Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa 2017

2017-03-27

A quarta edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa tem início hoje à tarde e prolonga-se até o próximo domingo, dia 2 de Abril. O Teatro Capitólio, no Parque Mayer, cuja renovação terminou em Novembro de 2016,  receberá o evento que contará com a presentação do primeiro-ministro António Costa e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa Fernando Medina na sessão de abertura do evento.

Ler mais

Fazer obras de remodelação em casa: 3 opções de financiamento

2017-01-23

Às vezes não dá para adiar mais. A casa já sofre com infiltrações, o telhado precisa de ser reparado, as canalizações precisam de uma "mãozinha", a remodelação da cozinha já não pode esperar. Decide recorrer a obras ou remodelações. E é provável que precise de assumir um empréstimo para fazer face a estes gastos.

Ler mais

Reabilitar para Arrendar em Vila Real de Santo António

2016-12-03

Vila Real de Santo António aderiu no passado dia 10 de novembro ao programa “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível” através da assinatura de um protocolo com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). O programa “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível” destina-se à reabilitação de imóveis com mais de 30 anos que se encontrem em estado degradado.

Ler mais

Semana da Reabilitação Urbana do Porto 2016

2016-11-03

O Palácio da Bolsa, acolherá a quarta edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, que se realizará entre os dias 7 e 13 de novembro.

Ler mais

Vila Nova de Gaia investe quatro milhões de euros na reabilitação de bairros sociais

2016-09-08

A autarquia de Vila Nova de Gaia apresentou esta terça-feira o investimento de cerca de quatro milhões de euros em projetos de reabilitação em 36 bairros sociais.

Ler mais

Secções: GeralObras CASA VIVACASA VIVAImprensaFranchisingArquiteturaCasas de BanhoCozinhasMoradiasReabilitação UrbanaEdifíciosRemodelaçõesDecoraçãoDesign de InterioresTécnicas e DicasInspiração e TendênciasNotíciasEventos

fale connosco